Como tomar a decisão certa?
Como tomar a decisão certa?
“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”.(Isaías 30:21)
Se você ainda não experimentou algum momento crucial em sua vida, em que teve que escolher qual caminho seguir, certamente você passará por isso. A vida é assim. Feita de decisões que tomamos ou de decisões que alguém toma por nós. Por exemplo, quando o governo decide aumentar o salário ou os impostos, esta é uma decisão que foi tomada por você. Foi imposta. Você concordando ou não. Deus também toma decisões por nós. Mas com uma diferença: as decisões que Deus toma soberanamente ao nosso respeito são sempre as melhores, pois a vontade dEle é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).
A mais maravilhosa dessas decisões de Deus foi quando Ele nos escolheu para sermos dEle, quando nem sonhávamos em nascer. Confirme nas referências: Efésios 1:4-5; Romanos 8:29-30; Jeremias 1:5.
O próprio Senhor Jesus disse em João 15:16 que não fomos nós que escolhemos ser dEle, pelo contrário foi Ele mesmo que nos escolheu. Estávamos mortos em pecados e em delitos, sem querer saber de Deus, mas Ele nos amou primeiro, nos atraiu com amor eterno e mesmo antes de nós entendermos esse amor maravilhoso, o Senhor nos guardou (Isaías 45:5).
A Palavra diz que nada pode frustrar os planos de Deus (Jó 42). Se Ele tem algo para fazer na sua vida, Ele vai fazer. Não importa se obstáculos se levantaram ou até mesmo você resiste ao conselho de Deus. Uma coisa é certa: Deus é soberano e Sua vontade sempre é feita.
Aí, você que está lendo esse artigo pode perguntar: “se a vontade de Deus sempre é feita e Ele é que decide as coisas por mim, então eu não tomo decisões! Sou um fantoche nas mãos de Deus!”.
Sim, pessoas já me falaram com essas palavras. Quem pensa assim é porque não reconhece a soberania de Deus. Não somos fantoches nas mãos de Deus. Somos filhos amados que Ele amou mesmo sem a gente merecer, mas porque Ele quis. Amou tanto que foi humilhado e morreu por nós de forma tão terrível. Mas ressuscitou! Está vivo! E não tem prazer em fazer Seu povo de brinquedo. E sim de nos conduzir sempre em triunfo. A boa e poderosa mão de Deus nos leva a toda sorte de bençãos. Estar nas mãos de Deus é estar seguro e ser conduzido para a honra.
Quem faz as pessoas de fantoche é Satanás: envergonhando-as, fazendo milhões de pessoas terem uma falsa felicidade que se esconde em vícios e por caminhos excusos e escuros. Quem está nas mãos de Deus está seguro e tem a certeza de que, aconteça o que acontecer, a vitória é certa em nome de Jesus! Um fantoche não tem essa certeza. Um fantoche não é um espírito com o Senhor. Um fantoche não é templo do Espírito Santo. Um fantoche não sente o poder de Deus operando o infinitamente mais nele. Somos ovelhas de Jesus, estamos nas mãos do Pai e das mãos do Pai ninguém nos arrebatará! (João 10:27-28)
Se Jesus é o Senhor da sua vida, ou seja, se você está sob o senhorio de Jesus, qualquer decisão que você venha a tomar sem consultá-Lo não será bem sucedida. Você aprende que não há nada melhor do que falar com Deus antes de seguir por um caminho, seja sobre qual assunto for.
Deus é soberano sim. Mas se você toma alguma decisão falando coisas do tipo “ah, eu vou ver no que vai dar” em vez de orar, pedir a direção certa, Ele permite por um momento que você prove do fruto da desobediência. Para que depois você reconheça: “é…se eu tivesse orado antes, pedido direção, eu não teria passado por isso”.
"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei”. (Jeremias 29:11-12)
Precisa de tomar uma decisão? Deus é que sabe o que é melhor para você! Portanto, fale com Ele. Ele vai te instruir! Olha que Palavra maravilhosa:
“Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.”(Isaías 48:17)
Na verdade, diz a Palavra que toda decisão vem de Deus. Porque é Ele mesmo que inclina o coração do homem. De Deus vem o querer e também o realizar. Ele é que diz: vai para esquerda ou vai para a direita. Vá para Nínive, não para Társis.
“A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.”(Provérbios 16:33)
Ouvir a direção de Deus para tomar as decisões corretas é estar dentro do plano de Deus. “Tá, mas como eu sei se uma coisa é da vontade de Deus ou é da minha cabeça?”. A Bíblia diz que o coração do homem se engana. Às vezes, você acha que uma coisa é boa para você, mas na verdade não é.
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.”(Provérbios 16:1)
Temos sempre que orar, nos alimentar da Palavra porque é assim que ficamos aptos a discernir entre o que vem de Deus e o que não vem de Deus para nós.
Quantos casamentos são feitos sem a vontade de Deus e depois acabam em divórcio! E quantos divórcios são feitos sem a permissão de Deus! Tudo porque as pessoas ignoram Deus na vida delas. Preferem ouvir o vizinho, ler conselhos numa revista de fofoca ou preferem ficar com a vontade da carne, ou seja, a natureza humana. Quanto sofrimento poderia ter sido evitado se apenas nós tivéssemos ouvido a voz de Deus!
“Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.”(Isaías 48:18)
Preferir ouvir qualquer voz a ouvir a voz de Deus é o princípio da derrota. Nunca pense que você não precisa de Deus para escolher um emprego, um cônjuge, uma casa, seja lá o que for. Corrija logo isso!
“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. (Provérbios 16:18)
Muitas vezes o orgulho faz a pessoa achar que não precisa de Deus para tomar decisões. Ou então até ouve o que Deus falou, mas prefere seguir pela sua própria “intuição”.
“No entanto, diz a casa de Israel: O caminho do Senhor não é direito. Não são os meus caminhos direitos, ó casa de Israel? E não são os vossos caminhos tortuosos?” (Ezequiel 18:29)
É difícil ouvir algo que precisamos. Mais agradável é sempre ouvir algo que queremos. Mas Deus nos trata como realmente somos para Ele: filhos. E um pai que ama o seu filho, quando é preciso o corrige, chama atenção, bota de castigo. Deus não tem prazer em fazer isso, mas se necessário Ele faz. Pois só um pai que não ama seu filho é que não o corrige, não o educa. Deus nos instrui sempre pela Sua Palavra para nos livrar do mal.
“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.”(Provérbios 16:25)
Estar atento para as decisões que Deus quer que tomemos faz parte do nosso processo de educação e amadurecimento espiritual. Pense você hoje. Hoje com a Palavra de Deus, você estando em um momento de tomada de decisão agiria como alguns anos atrás ou meses atrás, quando não tinha Jesus como o Senhor de sua vida? Olha o que Ele nos diz em João 15:5:
“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
E com Deus o que podemos? O que podemos fazer se vivermos de acordo com os preceitos de Deus? O que podemos fazer se obedecemos a Deus quando Ele diz para fazermos ou para não fazermos tal coisa? O que podemos com Jesus?
“Tudo posso Naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:13)
Estando fortalecidos em Deus podemos tudo. Mesmo que você tenha que tomar uma decisão que para você vai ser chata ou difícil, pode seguir em frente! Deus é por você! Se Deus está falando ao seu coração, por mais que o seu lado humano esteja contrariado, faça o que Deus está mandando. Ele é que te fortalece! Ele ted dá condições. Jamais o Senhor vai fazer algo para nos prejudicar. Ele é o nosso Pai maravilhoso! Nosso Paizinho Querido!
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, {Aba; no original, Pai} Pai.”(Romanos 8:15)
Veja que promessa! Que segurança isso nos traz! Não recebemos o espírito de escravidão. Você não nasceu para viver preso a medos, a situações que te diminuem como pessoa, como filho de Deus. Não tenha medo de seguir a direção do Pai.
Para você saber se o que você está pensando é da vontade de Deus você tem que seguir dois parâmetros básicos:
1)Verificar o que Deus diz sobre o assunto na Bíblia
“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” (Colossenses 3:16)
A Bíblia tem resposta para tudo. E Deus diz, através da carta do apóstolo Paulo aos colossenses, que devemos estar sempre com a Palavra em mente. Se vou tomar qualquer decisão, a Palavra me pauta nas minhas atitudes. Estou com pressa, a fila está enorme. Mas eu não vou furar a fila, pois a Palavra diz que eu tenho que amar o próximo como a mim mesmo. Portanto, não posso fazer com alguém aquilo que eu não quero que façam comigo. Nos mínimos detalhes Deus vai moldando as nossas atitudes e tudo isso por causa da Palavra, que tira vícios, tira atitudes incovenientes e nos dá sabedoria para agir na vida.
Sendo assim, diante dessa bifurcação em que você está, se vai para esquerda ou para direita, consulte o que diz a Palavra. Se você precisa desfazer uma sociedade feita sem a vontade de Deus, desfaça. Se você precisa interromper uma amizade ou um namoro onde Jesus não é o centro desse relacionamento, interrompa. Mais vale agradar ao Senhor, e instantaneamente você recebe os benefícios desta ação, do que agradar a homens. A Palavra fala sobre esses exemplos mencionados.
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (II Coríntios 6:14-18)
2)Sentir paz para tomar a decisão.
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15)
Deus nos dá segurança. Há quase cinco anos, eu precisei tomar uma decisão diante de um sofrimento amoroso pelo qual eu passava e tive medo. Medo de que a minha decisão fosse errada, medo de me arrepender. Mas isso passou logo que eu entendi que não poderia dar errado, visto que eu iria tomar a decisão baseada na Palavra de Deus. A paz então tomou conta do meu coração, eu me senti segura e deixei o que tinha que deixar para trás e segui o caminho que Deus tinha para mim. Com Ele! E hoje eu louvo ao Senhor por isto! Realmente Ele me honrou por eu ter ouvido a Sua instrução e me abençoou tremendamente com um esposo maravilhoso! Foi só eu deixar de lado o meu orgulho, o meu “sou dona do meu nariz” que Jesus me deu uma benção que nem se compara com o que eu tinha anteriormente.
Desde então, eu aprendi, em tudo, a perguntar a Deus o que devo fazer.
“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.”(Salmo 18:30)
Nós somos falhos, nós nos enganamos a respeito das pessoas, das situações. Mas Deus é fiel, Ele é verdadeiro em todas as coisas, Ele é perfeito!
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (I Pedro 1:5)
Ser santo é ser separado, ou seja, é viver de modo diferente, viver de modo em acordo com a Palavra de Deus. Está bem claro no versículo que Deus nos chamou, foi uma decisão Dele. Ele é quem chama. E nos chamou para ter uma conduta santa, diferente da conduta do espírito que rege o mundo. Portanto, agir de maneira santa é agir debaixo do conselho de Deus. Se antes para escolher algo na sua vida você jogava uma moeda para o alto e se fosse “cara” você ia e se fosse “coroa” você ficava, agora você tem uma arma poderosa que é a oração.
"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" (Tiago 5:16).
É orando em nome de Jesus, falando com o Pai, que você recebe a instrução. Não desprezem a oração, amados (as)! Há todo poder no nome de Jesus! É nesse nome que oramos!
"Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (João 16:24).
Alegria completa! Eu recebo isso em nome de Jesus e vocês? Orando, pedindo instrução ao Espírito Santo nós recebemos de Deus aquilo que Ele quer que nós façamos, pois nascemos para ser luz, para sermos filhos da obediência, fazermos a vontade do Senhor. E todo o que faz a vontade do Senhor recebe dEle todo bem.
“Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Salmo 84:11).
O Senhor tem prazer em nos abençoar, em nos ver felizes, desfrutando de todo o bem que procede Dele.
“Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” (Isaías 45:2-3)
É isso que acontece quando entendemos que andar com Deus é viver pela fé. É dizer: “Senhor Jesus, eu quero a Sua vontade na minha vida. Pai, me mostra o que eu devo fazer, que caminho escolher, pois eu sei que o Senhor tem o melhor para mim”. E Deus faz mesmo! Ele endireita tudo para nós! Ele nos convence dos nossos erros, nos dá uma nova direção. Como é bom andar com Deus!
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)
Quando vivemos a vontade de Deus, quando seguimos o caminho com a orientação do Pai, vivemos seguros, mesmo que aconteçam problemas. Mas temos a paz de Cristo que excede todo entendimento e governa o nosso coração.
“O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilo, ainda que haja saraivada, caia o bosque e seja a cidade inteiramente abatida" (Isaías 32:18-19)
A Palavra de Deus não pode voltar vazia. No instante em que ela é profetizada ela vai cumprir o desígnio estabelecido por Deus. Se é para curar, ela vai curar. Se é para libertar, ela vai libertar. Se é para desfazer um engano, ela vai desfazer o engano. Viver pela Palavra de Deus tem que trazer esses benefícios para a sua vida, pois Deus não pode mentir. Se você não sente paz, não vive essa promessa de moradas bem seguras, amados (as), lancem-se sem reserva aos pés do Senhor. Ele fala aos nossos corações aquilo que devemos fazer. Não temam! Ele tem o melhor para nós!
“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” (Josué 1:8-9) Bispa Jônica Reis