Falando a partir do silêncio
Falando a partir do silêncio
"O que retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência" (Pv 17:27)
O comedimento e serenidade de espírito não são naturais em nós. Existem variações dependendo dos temperamentos, mas via de regra somos indisciplinados.
Não se trata apenas de ser mais ou menos falantes, mas de dosar o que se fala. Pesar as palavras e saber colocá-las de acordo com as situações. Por não saber bem fazer isso, estamos freqüentemente falando o que não devemos em hora imprópria.
Serenidade de espírito é algo a ser construído. Não se trata de um edifício espontâneo, erguido de um momento para o outro, mas de um longo e árduo trabalho. Às vezes de tão lento chega a ser desanimador. Quando pensamos que o edifício está quase pronto, somos surpreendidos com uma queda repentina e precisamos começar tudo novamente.
Essa construção é silenciosa e discreta. Modesta, sem muitos atrativos externos; sóbria, pautada pelo equilíbrio. Aqueles que têm pressa em exibir a obra pronta, ficam envergonhados ao descobrirem a fragilidade do que erigiram.
É caminhando com Deus no silêncio que aos poucos a serenidade de espírito vai sendo levantada. Aprendendo a estar com o Senhor em silêncio, aprenderemos a estar com os homens com palavras dosadas, pertinentes e sábias.
Serenidade de espírito é como uma brisa suave que sopra ao final do dia. Refresca os corpos exaustos da lida e refrigera a alma daqueles que têm o privilégio de cruzar seu caminho.
Senhor ensina-me o silêncio para que eu saiba o que dizer e como fazê-lo. Amém! Bispa Jônica