A quem enviarei ? E quem há de ir por nós ?
A quem enviarei ? E quem há de ir por nós ?
Gostaríamos de lembrar os potenciais missionários da Igreja e a urgente necessidade em usá-los para que não fiquem como "talentos guardados no lenço", sujeitos às traças, à ferrugem e aos ladrões, e sim, rendam juros "a cem, a sessenta e a trinta por um". Vamos portanto, indicar os três potenciais missionários da Igreja: Primeiro: potencial espiritual - Jesus, ao designar os setenta para a missão de proclamar as boas novas da salvação, lhes fez a seguinte advertência: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. ROGAI, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara". Deduzimos da ordem enfática do Mestre, "ROGAI", o potencial espiritual da Igreja para missões. Este ROGAI é o ministério da oração no trabalho missionário da Igreja. Infelizmente, temos negligenciado este potencial. Oramos por tantas cousas, mas esquecemos os "campos que já branquejam para ceifa". Knox, em angústia de alma orou: "dá-me a Escócia ou eu morro"; Henry Martyns missionário na Índia orou: "que eu me consuma aqui por Deus e pelas almas". Qual tem sido, a nossa participação espiritual na obra de missões? Temos ROGADO ao Senhor da Seara que mande obreiros, que fortaleça os que já estão nos campos, que a semente, por eles lançada, caia em boa terra? Segundo: potencial humano - A Igreja que serve ao Senhor, de coração, sempre encontra nos seus membros seu grande potencial missionário. Em Atos 13:2,3 lemos que a Igreja primitiva viu seu potencial humano para missões em Paulo e Barnabé e procurou usá-los, imediatamente, na obra. Eram eles os mais destacados na Igreja, no entanto, foram separados pelo Espírito para o serviço de missões. Posteriormente, o mesmo Paulo, apreciando as Igrejas da Macedônia pela sua generosidade em dar, destaca o seguinte: "... mas deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor." Bispa Jônica Reis