TESOURO DO CORAÇÃO
TESOURO DO CORAÇÃO
"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mal tesouro tira o mal: porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6:45)
O coração é como o leme de um barco. Como o leme direciona o barco, assim o coração direciona a pessoa para um lado e outro. Jesus disse que existe um tesouro dentro de nós e ele pode ser bom ou mau. Como somos cristãos, queremos um bom tesouro e tirar dele coisas boas. Queremos produzir bons frutos. E os produzimos em parte do tempo. Porém, as vezes somos traídos por coisas que saem do nosso coração e nem sabíamos que estavam lá. São aquelas atitudes que nos surpreendem e causam espanto nas pessoas do nosso convívio. Dizem: "eu não esperava isso de você". Ficamos envergonhados, as vezes arrependidos, pedimos perdão e prometemos não repetir. É possível ter dois tesouros dentro de si, um bom e outro mal? Ou, a árvore produzir duas espécies de frutos? Evidentemente que não. O que acontece é que mesmo a boa árvore produz frutos mirrados, impróprios ao consumo. Mesmo no bom tesouro pode haver peças que não são dignas de estar ali. Portanto, existe a necessidade de um trabalho seletivo para retirar o que não é digno de estar dentro de nós. Investimos muito tempo para conhecer coisas, mas nem sempre investimos tempo suficiente para nos conhecer melhor. Somente descendo aos subterrâneos de si mesmos é que podemos selecionar o que é digno de permanecer ou não. Pai, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Amém! Bispa Jônica Reis