Tendo tudo e não possuindo nada
Tendo tudo e não possuindo nada
"Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação" (Pv 15:16)
Quando o amor de Deus alcança nosso coração, ele se abre como uma janela para a contemplação do universo. Aprendemos a observar e a ter prazer naquilo que observamos. Aprendemos a tirar proveito das pequenas coisas, por mais simples que sejam.
Encontramos satisfação no pouco quando entendemos que não precisamos de muito para viver. A essência do prazer está na integração homem-Deus-universo. Dentro desse contexto, somos uma das partículas que formam o grande complexo. Então amamos a Deus e a Sua criação.
Aprendemos a derivar prazer da beleza e aroma das flores, mesmo sem ter que possuí-las. Desfrutamos ao máximo da água fresca que dessedenta e refresca, mesmo sem ser o proprietário da fonte. Alegramos com o canto dos pássaros sem ter que fecha-los em gaiolas e detê-los como propriedade particular. Usufruímos do convívio das pessoas sem a necessidade de dominá-las. Amamos a Deus sem querer transformá-lo em nosso serviçal.
Os que não têm esse entendimento, mesmo que tenham muito não se satisfazem. Falta-lhes o contentamento, portanto, a inquietação domina-lhes o pensamento e as emoções. Estão sempre buscando algo que nem mesmo sabem o que é.
Quando o coração se abre para a oração contemplativa, as portas do universo abrem-se diante de nós como um grande presente de Deus. Estendemos as mãos e recebemos. Temos tudo, mesmo sem ter que possuir nada.
Senhor quando contemplo Tuas obras vejo-me nelas e vejo-Te em tudo. Sou uma parte dessa criação. Sou Teu filho e isso me basta. Amém!!!Bispa JônicaReis